Dezembro/2021

Fechamento de Dezembro e Projeções


 

A Bolsa de Valores B3 fechou o mês de dezembro (2021) com alta de 2,85%, quebrando uma sequência de cinco meses de queda, o que não ocorria desde 2013. O resultado reflete as condições da economia nacional e internacional.

Internamente, a aprovação do orçamento da União para 2022 reduziu a chance de o governo aprovar gastos ainda maiores, o que dirimiu cenários muito piores do ponto de vista fiscal.


No cenário externo, dois dos fatos economicamente mais relevantes vieram dos Estados Unidos: a reação do banco central americano - Federal Reserve (Fed) - contra a inflação nos EUA, no maior nível desde os anos 1980, bem como a sinalização de que o projeto de infraestrutura ("Build back better"), do governo Joe Biden, não será aprovado no formato atual, resultando numa precificação de juros mais baixos nos próximos anos.


Também a notícia de que a variante do coronavírus ômicron tem entre 55% e 69% menos chance de resultar na internação dos infectados, quando comparada à variante Delta, impactou positivamente o fechamento da Bolsa.

Preencha com os seus dados

Baixe e leia o conteúdo completo

Siga as mídias sociais Manchester Investimentos